Trato gastrointestinal

Diarréia - causas e tratamento

Diarréia - causas e tratamento


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A diarréia pode ter muitas causas

A diarréia (médica: diarréia ou diarréia) é falada na medicina quando um banquinho fino e sem forma ocorre em grandes quantidades várias vezes ao dia. Dependendo da duração dos sintomas, é feita uma distinção entre diarréia aguda e crônica. As fezes de baixa viscosidade podem ser um sintoma de muitas doenças (por exemplo, infecções, intoxicação alimentar, tumores) e podem rapidamente se tornar um sério risco à saúde, especialmente para crianças e idosos devido ao aumento da perda de líquidos.

Definição

Diarréia é geralmente o termo para uma evacuação que ocorre várias vezes ao dia e tem uma consistência surpreendentemente líquida ou mole. Quando se trata do tópico desconfortável dos "movimentos intestinais", no entanto, muitas vezes há uma falta de clareza sobre se a cadeira ainda é "normal" ou se já se pode falar de diarréia. Porque a frequência e a consistência dos movimentos intestinais variam individualmente e são avaliadas de maneira diferente por cada indivíduo. Muitas pessoas assumem que ir ao banheiro todos os dias é normal - mas do ponto de vista médico, esse não é o caso. Como a duração do mingau alimentar pode durar vários dias, uma frequência de fezes de 3 vezes por semana até 3 vezes por dia é geralmente considerada "normal".

Assim, é falado clinicamente se um adulto tiver evacuações mais de três vezes ao dia, o que aumenta o peso (acima de 250 gramas por dia) e alto teor de água (acima de 75%). Isso torna as fezes particularmente piegas ou finas.

Diferentes tipos de diarréia

As fezes líquidas podem ser criadas por vários mecanismos; portanto, é feita uma distinção entre cinco tipos de diarréia: "Diarréia osmótica" ocorre quando componentes alimentares, medicamentos ou outras substâncias não podem ser absorvidos, mas permanecem no intestino e liquefaz o conteúdo. Como resultado do aumento da quantidade de líquido, o volume das fezes aumenta, o que nesse caso tem uma consistência fina a aquosa.

Com a chamada "diarréia secretora", a mucosa intestinal secreta sais (especialmente cloreto de sódio) e água nas fezes em maior extensão, por exemplo, devido a uma doença inflamatória intestinal crônica, intoxicação alimentar ou uso de laxantes, o que a torna extremamente fluida.

No caso de "diarréia exsudativa", bactérias ou parasitas causam inflamação severa da mucosa intestinal, que posteriormente secreta mais muco e às vezes também sangue. Essa forma geralmente ocorre em doenças inflamatórias intestinais ou câncer de cólon (câncer de cólon), e muitas vezes as secreções de muco e sangue nas fezes já podem ser vistas a olho nu.

Outra forma é referida clinicamente como "diarréia hipermotil". Aqui, o quimo permanece apenas brevemente no intestino devido ao aumento dos movimentos dos músculos intestinais, o que significa que a água insuficiente pode ser extraída dele. Esse é geralmente o caso, por exemplo, da síndrome do intestino irritável ou de um distúrbio nervoso causado por diabetes (polineuropatia diabética) e é manifestado por fezes finas ou piegas.

A chamada "fezes gordurosas" (esteatorréia) é uma forma especial, pois contém uma alta proporção de gorduras nutricionais, pois não há ácidos biliares no intestino para absorver as gorduras. Consequentemente, geralmente há movimentos intestinais leves, que podem ser macios, brilhantes e com cheiro particularmente forte.

Causas e sintomas

As fezes de baixa viscosidade são geralmente descritas pelas pessoas afetadas como muito desagradáveis, porque a pressão constante nas fezes e o esvaziamento às vezes explosivo de grandes quantidades de fezes têm um impacto negativo no bem-estar e na qualidade de vida. Torna-se particularmente restritivo se, em casos crônicos, devido à incontrolabilidade, sempre há um banheiro por perto. Além disso, o balanço de fluidos e energia também é afetado pelas fezes de baixa viscosidade. Especialmente se as fezes aparecerem frequentemente em uma consistência aquosa, todo o organismo poderá ser severamente enfraquecido dentro de algumas horas.

Com base na duração, os profissionais médicos distinguem entre forma aguda e crônica. O primeiro geralmente dura apenas alguns dias e geralmente é causado por uma infecção viral ou bacteriana.

A diarréia crônica (mais de duas a quatro semanas), por outro lado, pode ser um sintoma de muitas doenças diferentes, às vezes graves. Consequentemente, a diarréia persistente, recorrente ou recorrente não deve ser vista apenas como uma irregularidade digestiva desagradável, mas como uma indigestão grave que pode ter sérias conseqüências para a saúde. Nesse caso, as pessoas afetadas devem definitivamente consultar um médico para que a causa seja completamente investigada.

Gastroenterite

A diarréia aguda geralmente surge da "gastroenterite" (também chamada de gripe gastrointestinal, infecção gastrointestinal, diarréia por vômito), que na maioria dos casos é causada por vírus - como o norovírus. É uma inflamação (grega: "itis") das membranas mucosas do estômago ("Gaster") e do intestino delgado ("Enteron"), que apesar do nome coloquial de "gripe gastrointestinal" com o "real" Gripe ou gripe não tem relação. Além dos vírus, é provável que bactérias como Salmonella ou certos parasitas (os chamados "protozoários") sejam a causa.

Os sintomas podem - dependendo do patógeno - ser muito diferentes e variar em intensidade. Como o patógeno normalmente viaja “de cima para baixo” pelo trato digestivo de uma gripe gastrointestinal infecciosa, a perda de apetite, náusea ou vômito geralmente ocorre primeiro. Depois de um tempo, ocorre o movimento intestinal líquido, pelo qual - dependendo da gravidade da lesão da membrana mucosa - o sangue também pode aparecer nas fezes. Como os movimentos do intestino durante a diarréia aumentam, freqüentemente ocorrem dor abdominal intensa ou cãibras abdominais, freqüentemente febre, tontura e uma sensação geral de exaustão.

Se as fezes e os vômitos líquidos persistirem por muito tempo, os sintomas de desidratação (dessecação) podem ocorrer devido à perda de líquidos e à ingestão diminuída de líquidos. Isso se manifesta principalmente no fato de que uma dobra cutânea que é puxada para as costas da mão não volta, mas permanece. Dor nos rins, cãibras ou produção reduzida de urina são outros sinais de alerta.

No caso da gripe gastrointestinal, a infecção geralmente é realizada diretamente de pessoa para pessoa através da chamada "infecção por esfregaço". Nesse caso, os patógenos das fezes e do vômito de uma vítima atingem objetos e superfícies e de lá através das mãos para a boca e, portanto, também para o estômago e intestinos de outras pessoas (transmissão fecal-oral).

Outros canais de distribuição são más condições de higiene (por exemplo, nos países em desenvolvimento), água ou alimentos contaminados (principalmente peixes e frutos do mar). A chamada “infecção por gotículas” é possível, na qual pequenas gotículas contendo o vírus são transmitidas diretamente a outras pessoas através do vômito no ar. Dessa maneira, um vírus gastrointestinal, por exemplo, se espalha particularmente rapidamente em instalações com muitas pessoas, como jardins de infância, escolas, casas de idosos ou asilos.

Diarréia do viajante

Se as reclamações surgirem em conexão com viagens (de longa distância), elas geralmente são muito desagradáveis ​​- mas geralmente inofensivas. A chamada "diarréia do viajante", que afeta particularmente turistas na Ásia, África e América do Sul e Central, pode ter várias causas e ocorrer durante a viagem e antes ou depois dela.

A causa é geralmente bactérias (especialmente bactérias coli), vírus (por exemplo, norovírus) ou parasitas (por exemplo, amebas) que são ingeridos através de alimentos ou água potável. Fatores como más condições de higiene, mudança de hora e clima, estresse durante o planejamento de viagens ou incidentes não planejados no local de férias podem ter um efeito favorável.

Os sintomas típicos da diarréia do viajante são fezes muito moles e líquidas que ocorrem várias vezes ao dia, que são parcialmente acompanhadas por vômitos, dor abdominal e febre. Fezes viscosa ou sangue nas fezes não são incomuns. Em geral, os sintomas geralmente aparecem com muita rapidez e violência, mas em alguns casos pode levar vários dias para que os primeiros sinais da doença se tornem visíveis.

Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar pode desencadear fezes finas ou aquosas. Essa forma de diarréia não é causada por patógenos, mas por toxinas (toxinas) formadas por bactérias e que são absorvidas pelo trato digestivo com a comida.

Na maioria dos casos, é a bactéria "Staphylococcus aureus", mas também o "Bacillus cereus" e várias espécies de Clostridium ocorrem. Com intoxicação alimentar, sintomas como fezes de baixa viscosidade, náusea, vômito e cólicas abdominais geralmente aparecem em várias pessoas que comem o mesmo alimento ou prato após algumas horas - por outro lado, a febre ocorre muito raramente.

Os sintomas geralmente desaparecem após um dia ou dois. Como as pessoas perdem muitos líquidos no decorrer da doença, surgem frequentemente problemas circulatórios, como tontura ou fraqueza, que podem levar a um colapso circulatório.

Alimentos como leite e produtos à base de carne (por exemplo, salada de batata ou queijo de leite cru) são particularmente afetados pelos patógenos, assim como os ovos na forma "pura" e processada (molhos, cremes, recheios de bolos, sorvetes, etc.). Os alimentos cozidos também podem ser infestados, porque, como as toxinas são relativamente estáveis ​​ao calor, elas permanecem para trás mesmo em temperaturas normais de cozimento e podem facilmente entrar no trato gastrointestinal.

Muito menos comum - mas com risco de vida - é o envenenamento pela toxina que forma a bactéria Clostridium botulinum (toxina botulínica). Isso ocorre principalmente em alimentos enlatados e alimentos embalados a vácuo e leva a diarréia e vômito, mesmo em pequenas quantidades, além de queixas neurológicas (distúrbios da deglutição, fala e visão) e paralisia. Em casos graves, esse envenenamento pode levar à paralisia respiratória e, portanto, à morte (botulismo). Consequentemente, se os sintomas mencionados aparecerem 12 a 36 horas após a ingestão, um médico deve ser consultado imediatamente ou o médico de emergência deve ser chamado.

Intoxicação por fungos

Isso pode ser causado por envenenamento por fungos (micetismo). Isso ocorre a partir de venenos de certos cogumelos, nos quais até pequenas quantidades podem causar sintomas graves de envenenamento ou até serem fatais. Na Europa, isso se aplica a cerca de 150 cogumelos, dos quais o "tubérculo verde agárico" e o "pica-pau de coníferas" são as espécies mais perigosas. Os sinais de envenenamento ocorrem - dependendo do respectivo veneno fúngico - de maneira diferente e, em alguns casos, aparecem após minutos, mas às vezes apenas após dias. Os sintomas típicos são fezes finas / líquidas, tonturas, problemas cardiovasculares, náusea e vômito. Em alguns casos, erupção cutânea com comichão e dificuldade em respirar aparecem.

Como os cogumelos não venenosos são muitas vezes difíceis de distinguir dos venenosos, os leigos devem ter muito cuidado ao coletá-los a qualquer momento e também verificar cuidadosamente antes de comer quais cogumelos podem ser comidos com segurança. No entanto, se os sintomas da doença aparecerem imediatamente após o consumo, isso nem sempre significa envenenamento - em vez disso, uma intolerância ou alergia a fungos pode levar a sintomas como fezes líquidas, náuseas e vômitos.

Para evitar riscos, sempre deve ser dada uma explicação médica das causas no caso de uma reação correspondente aos cogumelos consumidos e, no caso agudo, sempre vá a uma clínica por segurança ou entre em contato com o centro de controle de envenenamento responsável.

Intoxicação química

Envenenamento químico pode estar presente em caso de diarréia. Isso geralmente ocorre em relação a pesticidas (inseticidas) que, se absorvidos pelo trato gastrointestinal sem tratamento, são fatais em muito pouco tempo e, portanto, podem ser considerados como uma emergência absoluta. Se houver envenenamento, ocorrem diarréia grave, vômito e cólica intestinal e sintomas como pressão alta, batimentos cardíacos acelerados e ansiedade.

Metais como arsênico, cromo, cádmio ou lítio desempenham um papel importante em conexão com envenenamento químico. No caso de uma overdose através do trato digestivo, ocorrem diarréia severa, náusea, vômito e dor abdominal aguda. Se ele se espalhar ainda mais no corpo da pessoa em questão, existe o risco de que sangue, cérebro, nervos ou órgãos como rins e fígado possam ser atacados e danificados. No trato gastrointestinal, o envenenamento permanente com cromo pode levar à inflamação gastrointestinal, e o cromo e o arsênico também são considerados cancerígenos.

Atualmente, existem regulamentos estritos para limites de exposição e verificações regulares são obrigatórias nos locais de trabalho correspondentes. No entanto, existem perigos em algumas áreas, por ex. através de locais contaminados ou geralmente no contexto de acidentes de trabalho e químicos. Consequentemente, no caso de envenenamento por produtos químicos, a chamada de emergência deve sempre ser feita para 112, para que a pessoa em questão possa ser atendida e, em seguida, o tratamento adicional apropriado possa ser instruído.

Medicamento

Certos medicamentos podem causar desconforto. Há um risco aumentado ao tomar antibióticos, pois eles não apenas afetam os patógenos bacterianos, mas também podem desequilibrar a flora intestinal.

Tomar laxantes (laxantes) pode causar fezes líquidas, principalmente se forem tomadas em excesso ou por um longo período de tempo. Especialmente as pessoas que não são afetadas pela constipação e que tomam laxantes, por exemplo, para fins de perda de peso (geralmente com anorexia / anorexia e bulimia), freqüentemente sofrem de diarréia crônica. Além disso, existe o risco de perda severa de eletrólitos, que por sua vez pode levar à constipação ou até arritmias cardíacas com risco de vida.

Outros medicamentos que podem causar sintomas incluem Medicamentos anticancerígenos (citostáticos), agentes sopradores de água (diuréticos), anti-inflamatórios, anti-Parkinson, suplementos estomacais ou alimentares (vitamina C, suplementos de ferro). Da mesma forma, o consumo excessivo do substituto do açúcar "sorbitol" ou sorbitol, freqüentemente encontrado em chicletes, balas ou pasta de dente, pode levar à diarréia.

Cafeína / tein

A cafeína (cafeína, também teine ​​ou tein ou chá), incluída em alimentos de luxo como café, chá, cola, bebidas energéticas e cacau e alguns shampoos para cabelos, pode desencadear diarréia aguda. A cafeína é o chamado "psicoestimulante", uma substância que aumenta o impulso psicológico e, portanto, físico e, portanto, também aumenta os movimentos intestinais. Embora o consumo moderado de estimulantes com cafeína normalmente não seja um problema, o aumento do consumo, além da diarréia, também pode causar outras queixas, como aumento do nervosismo e dificuldade de concentração, aumento da pressão arterial ou taquicardia (batimento cardíaco acelerado).

Enterite por radiação / colite por radiação

Outro gatilho pode ser o tratamento com radiação (radioterapia). Nisso, pacientes com tumores benignos ou malignos ou câncer são tratados com radiação ionizante, a fim de destruir as células cancerígenas ou, pelo menos, impedir o crescimento adicional. Como a mucosa intestinal é particularmente sensível à radiação, pode danificar rapidamente o intestino delgado e grosso quando usada na área abdominal ou pélvica. Exemplos incluem inchaço e úlceras, até alterações progressivas na mucosa intestinal.

É feita uma distinção entre diferentes formas de doença intestinal relacionada à radiação, dependendo se o intestino delgado (enterite por radiação), o intestino grosso (colite por radiação) ou o reto (proctite por radiação) foram danificados, o último ocorrendo com maior frequência. Nos três casos, diarréia (geralmente associada a muco ou sangue nas fezes) e dores de construção aparecem de forma sintomática, especialmente no caso de enterite por radiação, inchaço e vômito são comuns.

Causas psicológicas

Um aspecto importante em relação a queixas agudas são fatores psicológicos. Se nenhuma causa orgânica para diarréia aguda puder ser encontrada, pode ser um sinal de estresse psicológico. Muitas pessoas literalmente "atingem" o estresse psicológico através da raiva privada ou do estresse no trabalho. Eventos como entrevistas de emprego, exames, aparições na frente de grandes grupos, uma visita ao dentista ou um próximo vôo também são suscetíveis de desencadear as reclamações devido ao medo, excitação e aumento da inquietação interna.

O chamado "nervo simpático" é responsável por parte do sistema nervoso autônomo. No caso de medo, estresse e excitação, isso inibe a atividade gástrica e intestinal e, portanto, retarda a digestão, de modo que a energia é economizada e o corpo pode rapidamente ser levado a um estado de máxima atenção e prontidão para fugir. Ansiedade e estresse são freqüentemente manifestados por sintomas como perda de apetite, mal-estar, sensação de saciedade, dor de estômago, náusea e vômito. As queixas funcionais no abdome inferior, como diarréia grave ou constipação, geralmente ocorrem - às vezes alternadamente.

Diarréia crônica

Ao contrário da forma aguda, os sintomas da diarréia crônica não desaparecem após um ou dois dias, mas ocorrem regularmente repetidamente por mais de 14 dias ou em lotes. As queixas persistentes podem ter muitas causas diferentes e, em qualquer caso, não devem ser consideradas pelos afetados como uma irregularidade inofensiva na digestão, mas devem ser levadas a sério e absolutamente examinadas por um médico. Porque uma indigestão permanente pode levar a graves danos à saúde se não for tratada.

Malassimilation

Uma possível causa de queixas crônicas é a "desassimilação". No entanto, essa não é uma doença independente, mas pode ocorrer no contexto de muitos distúrbios crônicos diferentes no trato digestivo.

É feita uma distinção médica entre "Maldigestão" e "Má absorção": Com a Maldigestão, os alimentos ingeridos não podem ser decompostos suficientemente devido à falta de enzimas, o que leva à digestão de gorduras, mas também de proteínas e carboidratos, sendo perturbadas. A causa pode ser doenças do estômago, pâncreas ou fígado, bem como um defeito enzimático genético (como intolerância à lactose congênita).

Na má absorção, a absorção de componentes alimentares já quebrados ou pré-digeridos através da parede intestinal para a corrente linfática ou sanguínea é perturbada. Isso pode ser causado, entre outras coisas, por doenças inflamatórias intestinais, intolerância alimentar ou infecções. O distúrbio também pode ocorrer devido a danos causados ​​pela radiação ou como resultado de operações na área gastrointestinal.

Os sintomas típicos da desassimilação são formas extremas de diarréia com frequentemente mais de 300 gramas de peso das fezes, flatulência e falta de nutrientes, que incluem carboidratos, proteínas e gorduras, mas também vitaminas (por exemplo, A, D, E), ferro, potássio e O cálcio afeta. Dependendo do tipo de oferta insuficiente, a deficiência de ferro pode levar ao inchaço (edema); no entanto, pouca vitamina A leva a olhos secos.

Além disso, pode haver distúrbios de coagulação devido a um suprimento insuficiente de vitamina K, uma glândula paratireóide hiperativa ou fraqueza muscular.Algumas pessoas sofrem de cegueira noturna, causada pela falta de ferro.

Síndrome do intestino irritável

A diarréia crônica é um sintoma essencial da chamada "síndrome do intestino irritável" (também síndrome do intestino irritável, RDS), um distúrbio funcional relativamente comum do intestino, cuja causa exata ainda não foi esclarecida. Característica são distúrbios intestinais constantes ou recorrentes, que causam dor intensa, puxando, picada ou cãibra em toda a área abdominal, geralmente acompanhada por uma sensação de pressão no abdome inferior ou no abdome superior direito ou esquerdo. Além disso, na maioria dos casos há flatulência (grave), constipação e diarréia, que geralmente ocorrem alternadamente. A cadeira é geralmente mole a fina, às vezes misturada com muco leve.

Com um intestino irritável, também é possível ter um movimento intestinal rígido, no qual as fezes são excretadas na forma de pequenas pedras fecais extremamente firmes e secas. A frequência das queixas pode variar: em alguns casos, os sintomas aparecem apenas de vez em quando ou em situações especiais (aumento do nervosismo, ritmo agitado, excitação etc.), enquanto outros sofrem constantemente de intestinos irritados.

A causa exata de um intestino irritável ainda não foi esclarecida. No entanto, é claro que se trata de um distúrbio intestinal funcional, portanto os afetados são basicamente saudáveis ​​de uma perspectiva orgânica. Em vez disso, vários gatilhos diferentes podem ser considerados, como hipersensibilidade intestinal, aumento do estresse psicológico ou intolerância à lactose ou açúcar das frutas, inflamação da mucosa intestinal ou distúrbio na flora intestinal.

Pancreatite crônica

Os sintomas permanentes podem ser desencadeados por pancreatite crônica (pancreatite crônica), que na maioria dos casos leva a danos irreversíveis ao pâncreas. A inflamação que ocorre repetidamente destrói gradualmente as células funcionais dentro do pâncreas e a substitui por um tecido cicatrizado e não funcional (fibrose). Isso significa que o pâncreas não pode mais desempenhar plenamente suas funções normais (insuficiência pancreática).

Como resultado, a glândula desiste gradualmente de sua função digestiva, pois não são liberadas enzimas suficientes para quebrar os componentes individuais dos alimentos (gorduras, proteínas e carboidratos). As chamadas "células ilhotas" do pâncreas são destruídas, o que significa que não é mais possível produzir insulina suficiente. No entanto, isso desempenha um papel central na regulação do açúcar no sangue, pois é o único hormônio que pode diminuir os níveis de açúcar no sangue.

A pancreatite crônica pode estreitar os ductos biliares, o que pode resultar em icterícia ou olhos e pele. A glândula inflamada pode restringir o duodeno, aumentando o risco de câncer de pâncreas em pessoas com pancreatite crônica.

Os gatilhos geralmente são consumo excessivo de álcool e cálculos biliares despercebidos. Isso significa que os sucos digestivos não podem mais fluir do pâncreas para o intestino, mas acumular-se. Do ponto de vista médico, os fatores genéticos desempenham um papel importante, e essa é frequentemente a causa das crianças afetadas. Uma glândula paratireóide hiperativa (hiperparatireoidismo) ou o excesso associado de cálcio no sangue ou certos distúrbios do metabolismo da gordura podem ser o gatilho. Fumar parece aumentar o risco de pancreatite crônica.

Um sintoma principal da doença é a dor abdominal superior intensa, recorrente ou persistente, que geralmente tem a forma de um cinto e pode irradiar para as costas. À medida que o processo avança, a dor se intensifica. Além disso, há sinais de deterioração do funcionamento do pâncreas, como diarréia grave, fezes gordurosas e pegajosas, flatulência, cãibras abdominais e uma forte perda de peso. O diabetes mellitus se desenvolve com relativa frequência como resultado da produção reduzida de insulina.

Intolerância alimentar: intolerância à lactose e frutose

Uma causa comum de uma forma crônica é a intolerância alimentar. Acima de tudo, é possível a intolerância à lactose e frutose, bem como à proteína do glúten (doença celíaca).

Em um Intolerância a lactose é uma intolerância herdada ou adquirida à lactose ao longo da vida. Este é um componente de vários alimentos, também conhecido como açúcar do leite, motivo pelo qual a intolerância à lactose também é conhecida como "intolerância ao açúcar no leite". A lactose é um "açúcar duplo", que consiste nos dois açúcares únicos glicose e galactose. No decurso da digestão de alimentos que contêm lactose, a enzima lactase normalmente decompõe a lactose em seus dois blocos de construção, para que possa entrar no sangue através da membrana mucosa do intestino delgado.

No entanto, se houver falta de lactase, esse processo não funciona ou não funciona completamente, de modo que a lactose não entra no sangue, mas é digerida no cólon. Aqui, a lactose é decomposta por bactérias intestinais, entre outras coisas, em ácidos graxos e gases, que podem irritar a mucosa intestinal. Isso leva aos sintomas típicos da intolerância à lactose, como movimentos intestinais delgados a líquidos, desconforto abdominal e flatulência (flatulência).

Os sintomas geralmente aparecem rapidamente após o consumo de leite e produtos lácteos e se tornam mais graves para a maioria das pessoas que têm lactose quanto mais comem. Se pessoas com intolerância à lactose são mais propensas a diarréia, isso pode levar rapidamente à falta de vitaminas e minerais e à perda de peso.

Em um Intolerância à frutose (também chamada intolerância à frutose) raramente é uma intolerância inata, mas principalmente uma reação após o consumo excessivo de frutose (frutose). Isso ocorre em muitos tipos de frutas (maçãs, peras, uvas, etc.), mel, iogurte, muesli e "produtos de bem-estar" de calorias reduzidas (por exemplo, sucos ou compotas), nos quais a frutose é usada como adoçante.

Com o consumo excessivo, o intestino pode rapidamente ficar sobrecarregado, o que é particularmente problemático quando a "proteína transportadora" não está funcionando adequadamente. Isso é responsável pelo fato de a frutose ser transportada dentro do corpo. Se não funcionar adequadamente, o açúcar não entra no sangue, mas no intestino grosso, onde é decomposto por bactérias e, por fim, causa desconforto.

Isso inclui principalmente movimentos intestinais de baixa viscosidade e flatulência; em muitos casos, também há dor abdominal, sensação de plenitude, aumento de arrotos e náusea. As queixas geralmente aparecem imediatamente após a ingestão de grandes quantidades de alimentos que contêm frutose, mas podem ser muito diferentes.

Alergia ao glúten como causa de diarréia

Outra causa de diarréia crônica é uma alergia ao glúten (doença celíaca). É uma doença auto-imune congênita, caracterizada por uma intolerância ao longo da vida à proteína do glúten ou à sub-fração gliadina, que ocorre no trigo, espelta, centeio e cevada, por exemplo. Com diagnóstico e tratamento oportunos, a doença celíaca geralmente pode ser bem controlada e os problemas digestivos nem sempre ocorrem, pois às vezes há apenas uma predisposição genética.

Assim, a intolerância se manifesta de formas muito diferentes: existem cursos em que, além de diarréia ocasional, não há mais queixas. Outros pacientes sofrem de diarréia grave e extremamente fluida ou fezes gordurosas, que geralmente são acompanhadas por sintomas de deficiência (especialmente deficiência de ferro) e perda de peso involuntária.

Hipertireoidismo (hipertireoidismo)

Outra causa de queixas crônicas é uma tireóide hiperativa (hipertireoidismo). Nisso, a glândula tireóide forma mais hormônios do que o exigido pelo organismo, o que leva a um excesso de oferta e, portanto, a uma aceleração dos processos metabólicos. Uma sobrefunção pode ter gatilhos diferentes; em muitos casos, a doença autoimune “doença de Graves” (ou “doença de Graves”) é a base. Dependendo da variedade de causas, existem sintomas muito diferentes de tipos diferentes. A diarréia é comum como resultado do metabolismo acelerado, além disso, existem sintomas gerais como sudorese excessiva, perda de cabelo e perda de peso.

No curso do efeito da superprodução hormonal no sistema cardiovascular, as arritmias cardíacas geralmente ocorrem na forma de palpitações rápidas, batimentos cardíacos acelerados e pressão alta (hipertensão). Da die Hyperthyreose auf das zentrale Nervensystem (ZNS) – bestehend aus Gehirn und Rückenmark – wirkt, sind erhöhte Nervosität, Unruhe, Stimmungsschwankungen, Muskelschmerzen und Muskelschwäche möglich. Ebenso leiden manche Betroffene unter erhöhter Reizbarkeit, Aggressivität und verstärkten Ängsten.

Chronisch entzündliche Darmerkrankungen

Auslöser können chronisch entzündliche Darmerkrankungen“ (CED) sein – womit zusammengefasst Krankheitsbilder benannt werden, die durch schubweise wiederkehrende oder kontinuierlich bestehende entzündliche Veränderungen des Darms gekennzeichnet sind. Die häufigsten Erkrankungen sind „Colitis ulcerosa“ und „Morbus Crohn“. Während sich bei ersterer die Entzündung auf die Darmschleimhaut beschränkt, kann beim Morbus Crohn der gesamte Verdauungstrakt betroffen sein.

Typisches Symptom sind in beiden Fällen wiederkehrende oder schubweise auftretende Durchfälle, die bei der Colitis ulcerosa häufig sichtbaren Schleim oder sogar Blut enthalten. Hier sind im Vergleich zum Morbus Chron auch häufiger zugleich andere Organe wie Haut, Augen (Uveitis) oder Gelenke (Arthritis) von Entzündungen betroffen. Hinzu kommen in beiden Fällen meist starke Bauchschmerzen bzw. -krämpfe, Appetitlosigkeit und Gewichtsverlust. Beim Morbus Chron kann es außerdem zu einer Verengung des Übergang von Dünndarm zu Dickdarm kommen, wodurch es zu starken Schmerzen im rechten Unterbauch und Fieber kommen kann.

Obwohl die genaue Ursache beider Erkrankungen bislang nicht geklärt ist, wird zumeist davon ausgegangen, dass mehrere Faktoren eine Rolle spielen, so zum Beispiel eine genetische Veranlagung, Infektionen, Ernährungsgewohnheiten, Tabakkonsum und Schadstoffbelastung. Hinzu kommt, dass im Zusammenhang mit chronisch-entzündlichen Darmerkrankungen auch psychosozialer Stress häufig als Auslöser bzw. Verstärker betrachtet wird, dementsprechend werden die CED auch in der Fachliteratur zum Teil als psychosomatische Krankheit beschrieben.

Darmkrebs (Kolonkarzinom)

Wechseln sich immer wieder kehrende flüssige Stühle mit Verstopfungen ab, kann dies in schwerwiegenden Fällen auf eine Darmkrebserkrankung bzw. einen bösartigen Tumor des Darms (Kolonkarzinom) hindeuten. Dieser ist bei Männern (nach dem Lungenkrebs) und Frauen (nach dem Brustkrebs) die zweithäufigste Krebserkrankung und tritt typischerweise bei Menschen im mittleren bis späteren Lebensalter auf, es kommen aber auch Fälle vor dem 40. Lebensjahr vor.

Darmkrebs entsteht meist aus anfangs gutartigen Darmpolypen. Dementsprechend zeigen sich zu Beginn eher selten Symptome, was dazu führt, dass die Erkrankung oft erst in einem weit fortgeschrittenen Stadium diagnostiziert wird. Umso wichtiger ist es, Warnzeichen bzw. jegliche länger anhaltende Veränderung der Verdauung immer ernst zu nehmen. Hierzu zählen neben dem Wechsel von Durchfall und Verstopfung auch krampfartige Bauchschmerzen, häufiger Stuhldrang, Blut im Stuhl und schwarzer Stuhlgang sowie ständige Abgeschlagenheit, Müdigkeit, Gesichtsblässe, Blähbauch, Gewichts- und Leistungsverlust.

Zeigen sich entsprechende Anzeichen, muss dies keineswegs automatisch einen Darmkrebs bedeuten. Trotzdem sollte in jedem Fall ein Arzt aufgesucht werden, um die Ursache der Beschwerden abzuklären. Dies gilt insbesondere dann, wenn Blut im Stuhl auftritt. Eine Gewissheit kann nur eine Darmspiegelung herstellen, die in der Medizin als “Goldstandard” gilt.

Bauchspeicheldrüsenkrebs (Pankreaskarzinom)

Ein Tumor der Bauchspeicheldrüse (Bauschspeicheldrüsenkrebs bzw. Pankreaskarzinom) kann für chronische Symptome verantwortlich sein. Dieser tritt zwar sehr viel seltener auf als Darmkrebs, ist aber aber dennoch eine sehr gefährliche Krebserkrankung, die in vielen Fällen zum Tod führt. Da auch ein Pankreaskarzinom meist über lange Zeit keine oder nur leichte Symptome verursacht, wird auch dieser oft zu spät entdeckt. In der Folge hat sich der Krebs oft bereits ausgebreitet und möglicherweise schon Metastasen in anderen Organen gebildet.

In den meisten Fällen treten die typischen Anzeichen Gelbsucht (Ikterus) und Schmerzen im Oberbauch erst im weiteren Verlauf auf – allerdings können diese auch bei anderen Erkrankungen vorkommen und weisen damit nicht unweigerlich auf einen Bauchspeicheldrüsenkrebs hin. Weitere Beschwerden wie chronischer Durchfall, Fettstuhl, ein anhaltendes Druckgefühl in der Bauchregion sowie Übelkeit und Erbrechen, Appetitlosigkeit und Gewichtsverlust können hier weiter Aufschluss geben, denn diese entstehen, wenn sich der Krebs auf benachbarte Organe wie Magen oder Darm ausbreitet. Darüber hinaus kann eine erkrankte Bauchspeicheldrüse aufgrund der Nähe zur Wirbelsäule auch zu Rückenschmerzen führen.

Obwohl die genauen Ursachen eines Pankreaskarzinoms bislang noch unbekannt sind, gibt es aus medizinischer Sicht Faktoren, die das Risiko für eine Erkrankung erhöhen: Hierzu zählen vor allem Rauchen, übermäßiger Alkoholkonsum, Adipositas (Fettleibigkeit) sowie Vorerkrankungen mit anschließender Magenoperation (z.B. wegen eines Magengeschwürs). Auch die Vererbung und eine über viele Jahre bestehende Bauchspeicheldrüsenentzündung (chronische Pankreatitis) scheinen bei Bauchspeicheldrüsenkrebs eine Rolle zu spielen.

Gleiches gilt für Diabetes mellitus Typ 2, wobei hier bedacht werden muss, dass die „Zuckerkrankheit“ auch durch den Bauchspeicheldrüsenkrebs selbst verursacht werden kann. Wie im Falle einer Darmkrebserkrankung ist eine möglichst frühe Entdeckung wichtig, um gute Heilungs- und Überlebenschancen zu erreichen. Betroffenen sollten bei ersten Anzeichen umgehend einen Arzt aufsuchen, um die Ursachen der Beschwerden aufzuklären.

Weitere Ursachen für chronischen Durchfall

Es bestehen eine Reihe weiterer möglicher Auslöser für einen chronischen Verlauf wie z.B. die chronisch-entzündlichen Dickdarm-Erkrankungen „kollagene Kolitis“ und „lymphozytäre Kolitis“ – allerdings treten diese im Vergleich deutlich seltener auf. Hier zeigen sich neben wässrigem, sehr flüssigem Stuhl Symptome wie Bauchschmerzen, Übelkeit, Blähungen sowie in einigen Fällen Erschöpfung und Müdigkeit, auch eine Gewichtsabnahme kommt häufig vor. Obwohl die genauen Ursachen für die Kolitis nicht bekannt sind, wird häufig ein genetischer Zusammenhang vermutet. Ebenso scheinen vorangegangene Darminfekte sowie die Einnahme von entzündungshemmenden Schmerzmitteln zur Therapie von Rheuma (so genannte „nicht steroidale Antirheumatika“ (NSAR) eine Rolle zu spielen.

Ein dauerhaft (stark) erhöhter Konsum von Alkohol führt zu Schädigungen von Magen- und Darmschleimhaut, Leber und Bauchspeicheldrüse und kann dadurch unter anderem chronische Durchfälle hervorrufen. Hier besteht ein besonders stark erhöhtes Risiko für Mangelerscheinungen, da von Alkoholproblemen Betroffene in vielen Fällen von vornherein zu einseitiger bzw. mangelhafter Ernährung tendieren. Dementsprechend ist eine medizinische Beratung in Hinblick auf Entzugsmöglichkeiten und Ernährungsgewohnheiten sowie eine anschließende Behandlung in jedem Fall empfehlenswert.

Eine weitere Ursache für eine Diarrhö ist der so genannte „Morbus Whipple“ (Whipple-Krankheit). Dabei handelt es sich um eine relativ seltene Erkrankung des Dünndarms, die in erster Linie Männer im mittleren Alter betrifft und unbehandelt meist tödlich verläuft. Verursacht wird sie durch das Bakterium „Tropheryma whipplei“, welches vermutlich über die orale Aufnahme in den Magen und oberen Dünndarmabschnitt gelangt und dort einen Lymphstau verursacht. In der Folge wird die Nährstoffaufnahme gehemmt und es kommt zu einem Malabsorptionssyndrom (siehe oben) mit typischen Symptomen wie starken, übelriechenden Massenstühlen, Fettstuhl, Bauchschmerzen und Gewichtsabnahme.

Der Morbus Whipple kann sich auch auf andere Organe wie beispielsweise Herz, Augen, Gehirn sowie auf die Gelenke (unter anderem das Kreuz-Darmbein-Gelenk) oder das Lymphsystem der Bauchorgane auswirken. Dadurch kann es zu weiteren Symptomen wie Seh- und Gangstörungen, Muskelkrämpfen, Arthritis bzw. Sakroiliitis oder Demenz kommen.

Beschwerden treten häufig nach Operationen im Magen-Darm-Bereich auf. Hierzu zählen unter anderem eine Teilentfernung des Magens, welche oft zusätzlich ständiges Aufstoßen, Bauchkrämpfe, starkes Herzklopfen, Kopfschmerzen und Schwindel zur Folge hat. Die Entfernung eines Teils des Dünndarms (Dünndarmresektion) kann zu Durchfall, Fettstuhl, aufgeblähtem Bauch (Meteorismus) sowie in einigen Fällen zu vermehrten Nierenoxalat- und cholesterinhaltigen Gallensteinen führen.

Ängste / Angststörung

Ständige Diarrhö spielt auch bei einigen psychischen Erkrankungen eine zentrale Rolle. Hier wird über immer wiederkehrenden flüssigen Stuhlgang emotionaler Stress „ausgedrückt“, was sich auch in üblichen Redewendungen wie „Er hat Schiss bekommen!“ und „Ich kann das nicht verdauen!“ widerspiegelt. Besonders häufig kommen die Beschwerden im Zusammenhang mit Ängsten vor, die bis zu einem gewissen Grad vollkommen „normal“ und vor allem auch wichtig sind, um Gefahrensituationen und Bedrohungen zu erkennen und entsprechend reagieren zu können. Hinzu kommen eine Vielzahl von Situationen, die Ängste auslösen können, sei es beispielsweise aufgrund von Existenzängsten durch einen Arbeitsplatz- oder Vermögensverlust, Krankheit oder Sorge um einen geliebten Menschen.

Sobald diese Ängste jedoch den Betroffenen mehr und mehr „im Griff haben“ und zunehmend den Alltag beherrschen und bestimmte Handlungen erschweren bzw. unmöglich machen, liegt der Verdacht einer ernsthaften Angststörung oder einer anderen psychischen Erkrankung nahe. Mit dem Begriff „Angststörung“ werden all jene psychischen Störungen zusammengefasst, bei denen Ängste (entweder abstrakt oder konkret) vor Situationen (z.B Menschenansammlungen), Orten (z.B. freien Plätze, Brücken) oder Objekten (Hunde, Spinnen etc.) bestehen, die Menschen ohne eine solche Störung weniger oder gar nicht ängstigen.

Bei einer so genannten „Panikstörung“ löst die Angst bei Betroffenen regelrechte Panikattacken aus. Subjektiv empfinden viele Menschen mit einer Angststörung die Furcht als solches gar nicht als das zentrale Problem – stattdessen wird sich vielfach auf die körperlichen Anzeichen konzentriert. Hier werden oft Darm- bzw. Magenprobleme wie chronischer Diarrhö, Übelkeit und Erbrechen sowie Schwindel, Herzrasen, Zittern, Schweißausbrüche und ein allgemeines Schwächegefühl bzw. eingeschränkte Belastbarkeit genannt. In konkreten Angstsituationen werden häufig Brustschmerzen sowie ein Gefühl der Beklemmung und des Kontrollverlusts empfunden.

Behandlungsoptionen

Im Zentrum der Behandlung einer Diarrhö steht immer der Flüssigkeits-Ausgleich, um eine Austrocknung und damit eventuelle Folgeschäden zu verhindern. Gerade bei Babys unter sechs Monaten besteht generell eine hohe Gefahr, ebenso bei Kindern, sofern der wässrige Stuhl in schneller Abfolge auftritt bzw. länger anhält. Bei älteren Menschen besteht ein erhöhtes gesundheitliches Risiko, da sie aufgrund eines verminderten Durstgefühls schnell einen Flüssigkeitsmangel erleiden und außerdem oft weitere Erkrankungen bestehen.

In Hinblick auf den Ausgleich des Flüssigkeitsmangels ist es zunächst unerheblich, ob es sich um eine akute oder chronische Form handelt, erst die weitere Behandlung erfolgt dann in Abhängigkeit von Ursache, äußeren Umständen und Schwere der Erkrankung.

Behandlung bei akutem Durchfall

Da akuter Durchfall normalerweise nach ein bis zwei Tagen vorüber geht, ist in den meisten Fällen kein Besuch beim Arzt nötig. Stattdessen können sich Betroffene weitestgehend selbst helfen, indem möglichst viel getrunken (mindestens 3 Liter täglich) und so dem Risiko einer Austrocknung entgegengewirkt wird. Hier bieten sich beispielsweise Mineralstoff-Glukose-Lösungen aus der Apotheke an, durch die der Salz- und Flüssigkeitsmangel ausgeglichen werden kann. Darüber hinaus eignen sich generell leicht gesüßter Tee, Fleischbrühe oder stilles Wasser, Stillkinder sollten im Falle von akutem flüssigem Stuhl so oft wie möglich angelegt werden.

Bereits bei den ersten Anzeichen sollte zur Entlastung des Darms entweder keine oder nur ganz leichte Kost zu sich genommen werden. Gut geeignet sind insbesondere Zwieback, klare Suppen und Reisschleim sowie geriebene Karotten und Äpfel aufgrund ihrer stopfenden Wirkung. Ist der Darm „gereinigt“, wird die natürliche Darmtätigkeit idealerweise durch leichte Schonkost langsam angeregt – daher sollte die Nahrung zu Anfang nur wenig Fett und Eiweiß enthalten. Es empfiehlt sich, auf blähende Nahrungsmittel, Milch und Milchprodukte, Alkohol und Kaffee zu verzichten.

In schwereren Fällen und/oder wenn weitere Symptome wie Bauchschmerzen, Übelkeit und Erbrechen auftreten, sollte dennoch immer vorsichtshalber ein Arzt aufgesucht werden. Dieser entscheidet nach sorgfältiger Diagnose, ob Medikamente eingesetzt werden. Hier kommen beispielsweise bei starken Bauchkrämpfen krampflösende Mittel (z.B. Butylscopolamin) in Frage. In einigen Fällen ist auch die Einnahme eines Antibiotikums erforderlich. Kinder sollten hingegen Medikamente jeglicher Art generell nur nach Absprache mit einem Arzt einnehmen, um (schwere) gesundheitliche Nebenwirkungen und Folgen zu vermeiden.

Behandlung einer chronischen Diarrhö

Die weitere Behandlung von chronischen Durchfällen erfolgt entsprechend der Ursache. So kann beispielsweise schon eine ärztlich kontrollierte Umstellung von Abführmitteln oder anderen Medikamenten dazu führen, dass die Beschwerden verschwinden. Bei Nahrungsmittelunverträglichkeiten kann eine Diät schnell einen Erfolg bringen. Beispiele sind hier die weitgehende Vermeidung von Milchzucker bei einer Laktoseintoleranz oder der komplette Verzicht von glutenhaltigen Nahrungsmitteln (Brot, Nudeln, Bier, Müsli, Kuchen etc.) bei einer Gluten-Unverträglichkeit.

Abhängig von der zu Grunde liegenden Ursache bestehen eine Vielzahl weiterer Behandlungsoptionen. Bei dem häufig auftretenden Reizdarmsyndrom beispielsweise kommen eine Reihe von Medikamenten wie z.B. Schmerzmittel bzw. krampflösende Mittel gegen die Bauchkrämpfe oder Abführmittel (Laxanzien) bei Verstopfung bzw. hartem Stuhlgang in Betracht. Diese sollte jedoch generell nur über einen kurzen Zeitraum und nach Absprache mit dem Arzt eingenommen werden, da sich die Beschwerden ansonsten noch verstärken können.

Sinnvoller ist es – wie bei anderen Problemen mit dem Verdauungstrakt auch – auf „Selbsthilfe-Maßnahmen“ zurückzugreifen, durch die ebenfalls eine Linderung der Beschwerden möglich ist. Hierzu zählt vor allem die Umstellung auf eine überwiegend ballaststoffreiche Kost, ausreichende Flüssigkeitszufuhr (mindestens 2 Liter pro Tag) sowie regelmäßige Bewegung und ein maßvoller Konsum von Alkohol, Kaffee und Nikotin. Experten raten, anstelle eines üppigen Abendessens lieber mehrere Mahlzeiten über den Tag verteilt einzunehmen, sich dabei generell ausreichend Zeit zum Essen zu nehmen und sorgfältig zu kauen.

Naturheilkunde bei Durchfall

Da die Diarrhö in den meisten Fällen ein natürlicher Prozess ist, um den Körper möglichst schnell von schädlichen Substanzen zu befreien, sollten aus naturheilkundlicher Perspektive zunächst keine medikamentösen Maßnahmen ergriffen werden, um den flüssigen Stuhl aufzuhalten. Voraussetzung ist natürlich auch hier, dass keine ernsthafte Erkrankung vorliegt. Stattdessen sollte der Körper bei diesem „Reinigungsprozess“ bestmöglich auf sanfte Art und Weise unterstützt werden, indem die Ursachen des Durchfalls behoben und damit die Selbstheilungskräfte des Körpers aktiviert werden.

Es sollte folglich immer erst die Ursache analysiert werden, ob also beispielsweise ungewohnte Lebensmittel verzehrt oder neue Medikamente genommen wurden oder vielleicht erhöhter Stress in Arbeits- und/oder Privatleben herrscht. Findet sich hier ein plausibler Auslöser, sollten weitere Schritte wie eine medikamentöse Umstellung oder Absetzung mit dem Arzt besprochen bzw. andere therapeutische Maßnahmen (Ernährungsumstellung, Entspannungsübungen etc.) ergriffen werden.

Unterstützend finden sich im Bereich der Naturheilkunde vielfältige therapeutische Möglichkeiten, um die Beschwerden zu lindern und unangenehme Begleiterscheinungen zu behandeln. So bietet sich beispielsweise bereits bei den ersten Anzeichen die Einnahme der Mineralerde „Bentonit“ an. Diese verfügt über eine ungewöhnlich hohe Adsorptionsfähigkeit und sorgt daher in vielen Fällen bereits durch eine drei Mal tägliche Einnahme zusammen mit einem Glas Wasser für eine rasche Linderung. Verstärkt werden kann dieser Effekt zusätzlich durch eine Einnahme von Flohsamen, da diese außerordentlich quellfähig sind und so den Überschuss an Flüssigkeit im Darm aufsaugen können.

Aus naturheilkundlicher Sicht kann Diarrhö nur auftreten, wenn das Immunsystem in irgendeiner Weise geschwächt ist – dementsprechend sollte eine Darmsanierung bei der Behandlung eine zentrale Rolle spielen, bei der es um den natürlichem Wiederaufbau einer gesunden Darmflora geht. Dies geschieht beispielsweise durch die Gabe von ballaststoff-, algen- oder kräuterhaltigem Pulver, dem Einsatz von Praebiotika und Probiotika (z. B. Saccharomyces boulardii) sowie den Verzehr vornehmlich basischer Lebensmitteln. Auch Schüßler Salze werden häufig eingesetzt, so zum Beispiel Kalium chloratum oder Natrium phosphoricum.

Mithilfe von Kräutertees kann bei flüssigem Stuhlgang eine schnelle Linderung erzielt werden. Hier kommen innerhalb der Naturheilkunde vor allem die so genannten „Gerbstoffdrogen“ wie Johanniskraut, Brombeer- und Himbeerblätter oder Blutwurz zum Einsatz. Diese wirken zusammenziehend, austrocknend sowie entzündungshemmend und „dichten“ die Darmschleimhautoberfläche gegen die Aufnahme giftiger Substanzen ab.

Im Falle eines akuten Durchfalls können die Gerbstoffe zum Beispiel in Form von Tee eingenommen werden. Dabei sollten jedoch unbedingt Dosis und Anwendungsdauer beachtet werden, um eine zusätzliche Magenschleimhautreizungen zu vermeiden. Trinken Sie Gerbstofftees ungesüßt, denn Zucker bedeutet für die Bakterien im Darm zusätzliche Nahrung und begünstigt dadurch Gärungsprozesse im Darm.

Das für Kinder und Erwachsene gleichermaßen anwendbare „Wundermittel“ Kamillentee kann sehr wohltuend sein, da es unter anderem krampfstillend, entzündshemmend, beruhigend und austrocknend wirkt. Es empfiehlt sich, ein bis zwei Teelöffel Kamille mit ca. 200 ml heißem Wasser aufzugießen, den Tee für 10 Minuten ziehen zu lassen und mehrmals täglich eine Tasse zu trinken.

Mineralstoff-Defizite mit natürlichen Mitteln ausgleichen

Da dem Körper neben Flüssigkeit auch viele körpereigene Vital- und Mineralstoffe entzogen werden, kann es infolge unter anderem zu Kalziummangel, Eisenmangel, Magnesiummangel sowie einem Defizit Kalium und Natrium kommen. Wichtig ist es daher, dem Körper diese im Anschluss an die Krankheit über möglichst vitalstoff- und mineralstoffreiche Nahrungsmittel bzw. entsprechende Nahrungsergänzungsmittel wieder zuzuführen. Hier existieren eine Reihe „natürlicher Lieferanten“, wie zum Beispiel die „Sango Meereskoralle“, die über eine hohe Konzentration von Calcium und Magnesium verfügt. Zum Ausgleich des Kaliummangels bieten sich Aprikosen und Bananen an. Die Mineralstoffe liegen hierbei in optimaler bioverfügbarer Form vor, sodass die Mineralstoffdepots im Körper schnell wieder aufgefüllt werden können.

Weitere Möglichkeiten, um die entstandenen Mineralstoff-Defizite auf natürlichem Wege auszugleichen, sind zum Beispiel Hausmittel bei Eisenmangel wie Löwenzahn- oder Brennnsesseltee, Kräuterblutsaft oder der Verzehr von roten Säften (Himbeersaft, Johannisbeersaft, Kirschsaft etc.).

Schüssler Salze und Homöopathie bei Durchfall

Ein häufig angewendetes Hausmittel bei Durchfall sind Schüßler Salze, wobei sich vor allem eine Kombination aus Ferrum phosphoricum (Salz Nr.3) und Kalium chloratum (Salz Nr. 4) bewährt hat. Diese sollte gleich zu Beginn der Beschwerden viertelstündlich eingenommen werden.

Der Bereich der Homöopathie bietet eine Reihe von hilfreichen Mitteln. In Frage kommen hier Gelsemium sempervirens bei dünnem Stuhlgang in Folge von Nervosität, Lampenfieber, erhöhter Aufregung oder Ängsten. Pulsatilla pratensis kann Abhilfe verschaffen, wenn Beschwerden von Obst, schwerem, extrem fettigem Essen oder zu kalter Nahrung herrührt. In anderen Fällen helfen z.B. Mercurius solubilis (mit schweren Bauchkrämpfen), Sulfur (durch zu viel Zucker) oder Bryonia alba (bei Überanstrengung und psychischem Stress, Ärger etc.).

Wie bei der Verwendung von klassischen Medikamenten, gilt auch bei der Einnahme von Schüssler Salzen und homöopathischen Mitteln, dass diese im Vorfeld gründlich mit einem Arzt oder Heilpraktiker besprochen wird. Denn gerade in der Homöopathie ist eine sorgfältige Abstimmung des richtigen Präparats sowie die entsprechende Dosierung und Anwendungsdauer unverzichtbar, um einen Erfolge zu erzielen und unangenehme Nebenwirkungen zu vermeiden.

Entspannungsübungen zur Linderung von Verdauungsproblemen

Eine Diarrhö hat in vielen Fällen (auch) eine psychische Komponente. Daher bieten sich als Ergänzung weitere Maßnahmen an, durch die Betroffene für eine psychische Ausgeglichenheit sorgen können. Übungen zum Stressabbau wie beispielsweise Yoga, autogenes Training oder progressive Muskelentspannung sind gute Möglichkeiten, um seelische Anspannung (infolge von Stress, Problemen, Konflikten etc.) zu lösen und dadurch den Durchfall und Begleitbeschwerden in den Griff zu bekommen.

Im Falle verstärkter Ängste oder anderer psychischer Leiden ist eine Psychotherapie ratsam, in der den zugrunde liegenden psychischen Ursachen der Verdauungsprobleme auf den Grund gegangen wird und Betroffene einen gesunden Umgang mit Konflikten und Problemen lernen können. (Não)

Beitragsbild: Miriam Dörr/fotolia.com

Informação do autor e fonte

Este texto corresponde às especificações da literatura médica, diretrizes médicas e estudos atuais e foi verificado por médicos.

Dipl. Ciências Sociais Nina Reese, Barbara Schindewolf-Lensch

Inchar:

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  • RKI-Ratgeber: Norovirus-Gastroenteritis, Robert Koch Institut, (Abruf 05.09.2019), rki
  • Matthias Kraft, Markus M. Lerch: Malassimilation, Malabsorption / Maldigestion, Abteilung Gastroenterologie, Endokrinologie und Ernährungsmedizin Ernst Moritz Arndt Universität Greifswald, (Abruf 05.09.2019), uni
  • Deutsches Schilddrüsenzentrum: Schilddrüsenüberfunktion (Hyperthyreose), (Abruf 05.09.2019), schilddruesenzentrum
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  • Norton J. Greenberger: Diarrhö, MSD Manual, (Abruf 05.09.2019), MSD
  • Irmtraut Koop: Gastroenterologie compact, Thieme Verlag, 3. Auflage, 2013
  • John Henry Clarke: Erkrankungen der Verdauungsorgane, Ahlbrecht Verlag, 1. Auflage, 2013

ICD-Codes für diese Krankheit:K59.1, A09.0ICD-Codes sind international gültige Verschlüsselungen für medizinische Diagnosen. Você pode encontrar, por exemplo em cartas de médicos ou em certificados de invalidez.


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